terça-feira, 10 de março de 2009

A culinária japonesa no Brasil

Como é a culinária japonesas no Brasil?

Os imigrantes japoneses inicialmente se instalaram no interior do estado de São Paulo. Os restaurantes mais formais surgiram no bairro da Liberdade em SP, onde ha a concentração dos imigrantes orientais na capital.

Inicialmente os brasileiros encaravam o sushi e seus derivados como uma comida exótica, e demoraram para gostar. Esta resistência inicial explica o fato da apresentaçãoo de um cardápio variado, fugindo da tradicional especialização.

A maioria dos restaurantes japoneses servem tanto sushi quanto comidas quentes. O oceano atlântico, que banha o Brasil, não possui a variedade de peixes e mariscos. Isto empobrece o cardápio pois muitos produtos precisam ser importados.

Nos últimos anos a proliferação de restaurantes japoneses foi significativa, e e apreciada por crianças jovens e adultos. Alguns motivos desta explosão são explicadas pelo prato exótico e extravagante, sendo saudável, fresco, sem gorduras e frituras.

Na Liberdade um bairro de São Paulo, um bairro japonês tem muitos restaurantes japoneses, e como em todo Brasil. A comida japonesa é apreciada por brasileiros, japoneses e pessoas de todas as nacionalides. No Brasil há diversidade é uma característica e dentro dessa diversidade temos uma outra diversidade: as várias receitas de comida japonesa.

Receitas de comida japonesa agradece sua visita.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá! Parabéns pelas excelentes receitas!

Cuido do site Cozinha Japonesa e em 2008 fizemos uma pesquisa sobre o consumidor da culinária japonesa no Brasil, que tem informações interessantes que complementam este post: http://www.cozinhajaponesa.com.br/v04/artigosjaponeses_d.asp?s=2&c=424

Abraços!
Fabrício